Texto bíblico favorito

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A culpa da culpa; e a transferência da culpa

Por acaso, esse título ficou confuso? Não se preocupe, ele vai ser muito bem explicado no decorrer desta ministração. Confuso é o que muitas pessoas costumam fazer conosco, jogar a culpa delas em cima de nós, fazendo com que a gente se sinta um lixo de mão única... só que mesmo essas grandes provações, são grandes livramentos para nós. (1 Co 10:13)

A culpa é definida como a responsabilidade por um ato que provocou prejuízo material, moral ou espiritual a alguém ou a si mesmo. É o que sentimos quando podíamos ter feito algo e não fizemos, é o hiato entre aquilo que pode ser feito e o que deve ser feito. Este sentimento é um dos maiores meios utilizados pelas pessoas, para que elas nos manipulem.

E também é usada para nos atingir, e impedir nosso crescimento espiritual e atrasar a nossa cura interior. A famosa indagação "se pelo menos eu..." nos faz retroceder para um passado muitas vezes sem volta. A pessoa fica presa nesse caminho retrógrado de ressentimento, de autopunição, de remorso, de marginalidade e inferioridade. Ela não consegue seguir em frente, e nem fica parada. Fica remoendo o passado, buscando ver aonde errou, e o seu foco só fica nisso. A pessoa não consegue se perdoar. O acúmulo de tantas sensações ruins ao longo dos anos (isso mesmo, eu falo por mim...) acaba gerando doenças e desequilíbrios orgânicos, que médico nenhum consegue diagnosticar e resolver. Pois a raiz do problema está na alma da pessoa, uma alma toda cheia de falhas, de buracos, de brechas e feridas. A culpa acaba sendo da culpa. A culpa gera uma cobrança exagerada de deveres, e pode deixar-nos absolutamente cegos, espiritualmente falando.

Veio na minha mente agora, uma pergunta que vocês devem estar se fazendo.

E SE ALGUÉM ME CULPA,  E EU NÃO TENHO CULPA??
Isso se chama transferência da culpa. Realmente, você não tem culpa nenhuma disso!
Pessoas que fazem isso conosco, são incapazes de suportar a carga dos próprios erros; são fracas e covardes, a ponto de imprimir em nós a sua própria culpa. Simplesmente porque elas não assumem a responsabilidade pelos seus atos errados, sentem-se mais fortalecidas e seguras em jogar a culpa em nós, e não confessá-la. Isso é terrível! Acaba gerando em nós um questionamento muito perigoso a cerca de nós mesmos, de nossas capacidades, e de nossa fé. Gera desequilíbrio no nosso caráter e na nossa personalidade, e por mais que você estude e pratique a Palavra, a transferência de culpa leva para você aquela famosa perguntinha "mas o que foi que eu fiz?".
Você nada fez, mas a outra pessoa vai se sentir mais "aliviada" em te intoxicar com a culpa dela. Você vai se sentir incapaz tanto moral como espiritualmente; porém, na verdade, você é tão capaz e tão competente, que a pessoa jogou a culpa pra cima de você!
Muitas pessoas suportam isso a vida inteira e lidam bem com isso... outras já não tem esse espírito fleumático... podem ficar inconformadas, mas quietas, acumulando dentro de si próprias um verdadeiro buraco negro. Outras vão explodir sem controle algum. Conheço pessoas que se anularam por muito tempo de suas vidas, carregando uma culpa inexistente, e que um belo dia, quiseram retomar o seu "eu" de volta.

Deus não quer que você continue assim... carregando tudo sozinho, tentando resolver a sua vida com as suas próprias forças... carregando a culpa que não é sua, pois já bastam as suas culpas. A nossa consciência nos faz lembrar das nossas culpas; é que nem a nossa pele, que quando é cortada, sangra. Todo mundo tem suas próprias pedrinhas de tropeços, todo mundo aqui já errou, seja um erro enorme ou um erro bobo; todo mundo aqui já pecou.

E o que, ou quem, pode nos livrar dessa culpa?



  • A nova aliança entre Deus e nós, mediadas pelo sangue de Jesus 
  • Oração
  • Confissão
  • Arrependimento
  • Perdão
  • A palavra de Deus, pela ação do Espírito Santo

Irmão ou irmã que leu esse post agora... deixo logo abaixo versículos importantíssimos que são lições e encorajamento para todos nós.
Devemos deixar-nos preencher com a essência do Cristo, pois tudo gira em torno Dele.
Deus nos ama tanto, que não somos vistos perante Ele com olhos de culpa, de condenação. Se Deus não te condena, quem poderá te condenar? Se andarmos em Cristo, nem nós mesmos poderemos nos condenar. O perdão de Deus que foi derramado em nós, deve ser derramado por nós sobre aqueles que nos julgaram, que nos impuseram suas próprias culpas. Precisamos orar, para que essas pessoas tenham a chance, em breve, de conhecer esse amor de Pai, único, e poderoso, que nos liberta, nos restaura e nos transforma.
Recebam estas palavras, em nome de Jesus! Amém!


Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16


Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. 1 João 4:9


Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita. Romanos 7:6


De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão. Hebreus 9:22


Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma.
Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:5-10



Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá. Marcos 11:24


Digo a verdade em Cristo, não minto(...) Romanos 9:1


Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,
a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.
E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,
isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos. Efésios 1:7-10



Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!
Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. 1 Coríntios 10:12-13








Nenhum comentário:

Postar um comentário