Texto bíblico favorito

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Sangue: A ciência demonstra a grandeza do poder de Deus.

Olá, blog, quanto tempo né! Mas cá estou, com novidades abençoadas!
Imagem 3D mostrando as hemácias, ou células vermelhas, e um leucócito logo abaixo à direita.


A pedido da Pra. Cíntia, ministrei semana passada na rede de mulheres da Vinho Novo sobre SANGUE. Decidi abordar o ponto de vista científico, pois poucos sabem as características biológicas mais importantes do sangue; e também, lógico, o ponto de vista teológico do sangue... em especial, o sangue de Jesus e sua influência em nós. As senhoras, pelo visto, gostaram, aleluia!! Pois em breve estarei ministrando no domingo, para toda a igreja, por solicitação do Pr. Jorge. Obrigada pela confiança, amados! Portanto, passo para o blog a minha ministração.

As referências bíblicas usadas foram diversas:
Gn 9:3,4 - 4:10 - 8:20,21
Hb 9:22
Pv 28:9,12
Lv 17:11
Ex 12:7,13
Is 30:1,3
Sl 25:14
Ef 1:7
Rm 5:1 - 8:37
2 Co 5:21
1 Co 6:19
Cl 1:20
1 Pd 2:9
Lc 10:19
Jo 14:27
Ap 12:11

Será que os antigos tinham noção do que realmente era o sangue, à luz da ciência?
O sangue é considerado um tecido conectivo; ele consegue unir 2 ou mais tecidos em uma única função. Por exemplo, a sua tireóide só funciona pois o hormônio que a estimula, é produzido na hipófise, literalmente lá no "miolo do cérebro", só pra facilitar o seu entendimento. A hipófise produz algo que vai agir longe dela. Aí sua tireóide é estimulada, e produz seu hormônio tireoidiano propriamente dito, que ajuda no metabolismo humano. E se por acaso sua tireóide apresenta algum "defeito", quem vai mostrar inicialmente é o sangue. Ninguém vai arrancar sua tireóide fora, analisar, e colocar de volta no lugar, isso ainda não existe, não é mesmo? Logo, faz-se a análise dos hormônios que participam desse mecanismo. E isso é feito no sangue.
Você percebeu que o sangue também é um meio de transporte? Ele leva oxigênio, nutrientes, hormônios, glicose para os tecidos. Ah, ele ainda recolhe o "lixo" produzido pelas células - e leva pra esse lixo ser "reciclado" no fígado e nos rins... o que não for reciclado, é prontamente eliminado por esses 2 órgãos também. Esta é a parte líquida do sangue, composta de íons, proteínas que seguram o sangue nas veias e artérias (albumina), anticorpos, proteínas que mantém o equilíbrio entre coagulação e anticoagulação.
O sangue tem uma parte sólida: são as células do sangue. Os leucócitos, células de defesa; plaquetas, fragmentos celulares que ajudam na coagulação; e as hemácias, cuja função altamente especializada é levar oxigênio aos tecidos, e recolher o gás carbônico. Vale dizer que as hemácias dos humanos são diferenciadas... são as únicas células no nosso corpo SEM NÚCLEO... as hemácias das aves são nucleadas... ou seja, o corpo humano realmente foi criado de forma tão perfeita e complexa que precisou de uma célula ultra especialista no transporte de oxigênio para manter a vida!
Outra coisa importante: o sangue é o tecido preferencial para fazer análise genética. Já mapearam o genoma humano, assim como de outros animais, através do sangue.

Perfeição né? Algo tão perfeito assim, só pode ter vindo de Deus mesmo!! Tem gente que ainda fica querendo usar a ciência para abafar o poder e a existência de Deus... mas este post está aqui para provar o contrário...

Do ponto de vista teológico, podemos de imediato detectar alguns atributos de Deus com o estudo do sangue: unidade, onisciência, onipresença, onipotência, verdade, amor... no sangue já vimos, tem tudo! E quando se trata do SANGUE DE JESUS... fica mais misterioso ainda! Mas vamos rasgar este véu agora...

Deus nos ensina em sua palavra, o teu princípio: SANGUE É VIDA; e também nos ensina as condições de sua aliança para conosco (Sl 25:14). Sangue é uma palavra mencionada 374 vezes na Bíblia. O sangue é considerada uma "moeda de troca" entre o mundo físico e espiritual. Satanás usa deste princípio ao seu favor, e cada vez que buscamos entender mais sobre sangue, alianças (seja de sangue ou de outros tipos), ele fica enlouquecido, pois o cristão que tem conhecimento, tem poder contra as trevas... glória a Deus, queridos!! O sangue promove expiação dos pecados do povo - traduzindo: REPARAÇÃO, SALVAÇÃO. No Antigo Testamento, eram oferecidos sacrifícios pelos sacerdotes, com derramamento do sangue dos animais no altar, e queima dos corpos dos animais, como forma de aplacar as transgressões do povo e a ira de Deus. Na Bíblia, o sangue tem propriedades únicas para Deus: ele pode ser ouvido (Gn 4:10, quando Caim matou Abel, Deus diz que o sangue de Abel clamou da terra), tem cheiro (Gn 8:20,21 - aliança de Noé com Deus), e pode ainda ser visto por Deus, como em Êxodo 12:7,13. A primeira aliança de sangue foi no Éden, quando Deus retirou a costela do homem para formar a mulher. A última aliança de sangue foi feita na cruz, mediada por Jesus Cristo.

Aqui vem, na minha opinião, a parte mais importante da ministração...
Na visão científica, a nível macroscópico, todo o sangue é igual: vermelho, quente, de cheiro característico, coagula se fica parado mais de 2 minutos... a nível microscópico, as diferenças surgiram graças ao avanço científico... mas quero deixar claro que, teologicamente, o SANGUE DE JESUS É ÚNICO em propriedades, força, poder e vida!! Sabem por que??
  1. O sangue de Jesus te redimiu: quando o diabo te acusar, quiser revirar o teu passado, que porventura você já tenha confessado a Deus, saiba que o sangue de Jesus te salvou! Está escrito em Ef 1:7 - no qual temos redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.
  2. Você foi salvo, justificado, pelo sangue de Cristo: Jesus pagou a tua conta, NADA BARATA!! Jesus, uma pessoa divina, sem pecado, veio ao mundo para isso; nos salvar das garras imundas do pai da mentira, para fazer justiça - Rm 5:1 (justificados pela fé em Cristo) e II Co 5:21 (aquele que não conheceu pecado, Deus fez por nós, por justiça).
  3. Agora você possui PAZ COMPLETA!! (Cl 1:20 - havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz) Jesus não trouxe a paz... ele FEZ a paz com o teu próprio sangue! (Jo 14:27 - e eu vos dou a minha paz, não a do mundo, não temam)
  4. Mais do que nunca, você é propriedade de Deus, habitação do Espírito Santo! (1 Pd 2:9, I Co 6:19) Devemos valorizar e eternizar esta intimidade, para que possamos receber revelações de Deus, assim como suas bençãos (Is 30:1,3 - ai dos meus filhos que se revoltam contra mim, fazem planos sem me consultar e assinam acordos sem a minha aprovação! Em vez de socorro, virá desilusão. e em vez de proteção haverá humilhação).
  5. Você tem vitória sobre o diabo e seus demônios! Rm 8:37 - somos mais que vencedores por aquele que nos amou; Jesus mesmo em face da morte, não amou a própria vida (Ap 12:11), ELE NOS AMOU PRIMEIRO, ASSIM COMO DEUS PAI! E Jesus nos deu autoridade para pisar serpentes e escorpiões e o poder do inimigo, e nada nos fará mal algum!! (Lc 10:12)
  6. Ninguém sabe qual era o tipo sanguíneo de Jesus, mas com esse monte de informações, concluímos que:
    1. JESUS CRISTO É DOADOR UNIVERSAL 
    2. SOMOS TODOS RECEPTORES UNIVERSAIS DO SANGUE DELE
Queridos... não precisa ser mestre em artes marciais para derrotar o inimigo... temos muito mais do que isso, temos o sangue de Cristo! E mais ainda: com o sangue de Jesus, podemos crescer em nossas obras, melhorar nosso ser, nossas atitudes, fazer-nos semelhantes a Deus! Deus quer o caráter DELE em nós, desde o princípio.
Há milênios atrás, quando não havia ciência avançada, muito menos microscópio, havia algo muito mais impactante e sobrenatural: o poder de Deus manifestado através do SANGUE!!

Pare e reflita... olhe dentro do seu íntimo e pergunte-se: será que valeu a pena Jesus ter feito isso? Olhe para você... quem é você hoje em relação a Deus?? Mentiroso? Injusto? Desobediente? Adúltero? Orgulhoso? Avarento? Egoísta? Ladrão? Idólatra? Assassino? Será que valeu a pena Jesus ter morrido por nós? O que temos feito para honrar essa aliança??? Eis o que devemos fazer...
  • Reconheça o que Deus fez por você... essa é a verdadeira adoração!
  • Confesse seus pecados, peça perdão a Deus... "quem esconde seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona, alcança misericórdia." Pv 28:12. E Jesus testificou isso!
  • Dê o seu melhor para Deus, em todos os sentidos... ELE deu o seu único Filho sem pecado nenhum para poupar toda a humanidade! Deus nos deu o SEU MELHOR!
  • Ande em obediência... isso nem é uma dica, é um MANDAMENTO... Deus não ouve as orações dos que não obedecem (Pv 28:9)
  • Viva os frutos do Espírito Santo...
  • Viva em aliança, especificamente com DEUS...
  • Viva com um caráter que revele teu grau de intimidade (ALIANÇA) com Deus...
  • Viva a fantástica realidade de ser um FILHO DE DEUS!
Precisamos ser GRATOS a Deus... pois Ele, em sua infinita e desmedida misericórdia, ofereceu o Seu ÚNICO Filho para nosso favor... Do jeito que o mundo está hoje, se com o SANGUE DE JESUS, já está difícil, vocês conseguem imaginar como seria sem ele???????????????
Pensem nisso, irmãos, ainda está em tempo!!

Graça e paz!