Texto bíblico favorito

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Lutadores por excelência! Jóia ou joio?



"Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me." Marcos 8:34

Os últimos dias têm sido turbulentos e confusos...
As situações vêm surgindo, ficamos oprimidos e indecisos.
Ninguém disse que seria fácil, e isso é a pura verdade!

Precisamos ter muitíssimo cuidado ao estudar a Palavra do Senhor. Estudar separadamente e aplicá-las aos nossos dias pode ser perigoso, assim cairemos nos ardis de Satanás, que usou um versículo do Salmo 91 para tentar o próprio Jesus.
Nós, seres humanos, criados pelo Deus Todo Poderoso, somos lutadores por excelência. Desde Adão e Eva, lutamos contra o pecado, lutamos contra nós mesmos, contra nosso orgulho, nossa arrogância.

Imaginem na época das lutas em Roma, no Coliseu... imaginem o que acontecia com um lutador que desistia da luta, ao ver que seu adversário era mais poderoso... pelo pouco que sei, o Imperador Romano dava um jeito de eliminar esse lutador. O raciocínio é óbvio... um lutador que porventura lutou contra ele e acovardou-se, nem podia ser escalado para lutar a favor do Império!

Tem pessoas que vão até dizer que nós somos masoquistas. Não há pessoa no mundo que não tenha passado, nem que tenha sido um ligeiro sufoco, na vida sentimental, no casamento, no trabalho, na vida financeira. Afinal, o mundo está aí, para perturbar a todos, em todos os sentidos.

As palavras de Deus para nossa vida são tremendas... Jesus disse que o inimigo veio para roubar, matar e destruir, mas ele veio para dar a vida plena (João 10:10).
Queridos, nas últimas 2 semanas, eu reaprendi que, por maiores que sejam suas lutas, a vitória reservada é incomensurável! Isso é promessa de Deus para nossas vidas! Só que tem um detalhe: muitos estão loucos para que você desista! Desistir é uma obra de Satanás. O próprio inimigo pode usar as palavras de Deus, e até mesmo um irmão querido, para te dizer que Deus não quer te ver sofrer... Vocês acreditam que Deus queria ver o próprio Filho Unigênito sofrer na cruz? Seria Deus tão cruel assim? Lógico que não! Nem preciso repetir aqui a magnitude do sofrimento do Cristo naquele Calvário, naquela cruz, sendo desprezado pelo povo que Ele tanto amou perante Pôncio Pilatos... Jesus escolheu morrer por nós, a ficar livre, como Barrabás ficou. Jesus sabia que a real liberdade era seu sacrifício... Por isso, crucificado, ele mesmo reconhecia a ignorância do povo, em Lucas 23:34  "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo". Nem por isso ele desistiu de nós... Se Ele não desistiu, quem somos nós para desistir? Nada nesse mundo se compara à cruz, à morte física para o renascimento espiritual!


Sei de esposas que oram por seus esposos há décadas, mães que oram pelos filhos perdidos no mundo, filhos que oram por pais... Suportam provas inimagináveis... A provação é unanimidade neste mundo tão distorcido pelos pecados; porém, a nossa vitória é algo sobrenatural! O Filho de Deus morreu para que pudéssemos ser salvos pelo Teu Sangue puro, sem pecados, e para nos provar que, nenhuma prova é eterna. Eterno é o amor do nosso Pai, cuja misericórdia nos salvou, nos redimiu, nos exortou, nos renovou! Paulo, o apóstolo visionário e maior teólogo de todos os tempos, afirmou em Romanos 8:18 "Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada." Vejam que a glória será revelada em NÓS. Ou seja, a escolha é nossa... seremos jóia ou joio?






O joio todo mundo já sabe. Mateus, capítulo 13. Esse capítulo fala tanto do joio que cresce com o trigo, como também da história do semeador. O joio de nada serve, não é produtivo, é enganoso, é uma erva ruim. O trigo é usado para fazer o pão, o trigo alimenta. E as sementes lançadas no caminho, nas pedras e nos espinheiros, de nada servem: são superficiais, não criam raízes, e são sufocadas. Eu creio que desejamos ser trigo, concordam? Queremos frutificar a Palavra de Deus, queremos agir conforme o exemplo de Jesus. A semente do trigo, para crescer, precisa romper a casca, precisa esperar o momento em que a própria terra amolece esta casca.






Na natureza, temos outro exemplo muito interessante: O DIAMANTE. Depois de ouvir a música da cantora Damares, cujo título é este, e foi uma provençal revelação do Espírito Santo para mim (pois até então, eu, nova na fé, não conheço todos os artistas evangélicos, por enquanto...), tudo ficou mais óbvio. Por que eu haveria de desistir da luta, luta esta que vai me tornar uma "jóia rara aos olhos do Pai"? (música Jóia Rara, da Mara Maravilha). Faço questão de postar a letra na íntegra aqui, com o vídeo também, pois a melodia é de uma riqueza indescritível. Estão neste site:


http://letras.terra.com.br/damares/1785921/

Já pensaram o que seria de nós, se Jesus desistisse de ir para o Calvário? Será possível que ele não tinha poder para reverter esta situação? Ele bem podia dizer a Deus, "Pai, não vou encarar este cálice não, pois esse povo não merece." Nem cogito em imaginar o mundo sem a cruz do Cristo...

Não consigo mais me imaginar sem minhas lutas. Deus não quer que eu sofra, isto é certo. Deve ser por isso que Ele mesmo permite as provações, pois segundo Paulo, em 1 Coríntios 10:13, as tentações são humanas, mas o escape vem de Deus! Qual é o lutador que vai para a guerra sem preparo? Qual é a luz que brilha sem um turbilhão molecular? Se não formos treinados pelo próprio Deus, como iremos enfrentar as astutas ciladas do inimigo? Se não passarmos pelas altas pressões, pelo fogo, como é que, de carbono, seremos diamante? Como poderemos nos mostrar à imagem e semelhança de Deus, sem antes passarmos pelo nível da prova?


Jesus passou por isso... por que é que ficaremos livres disso?
Lembrem-se: Deus tem planos, promessas e sonhos para cada um de nós. Ele nos sonda e nos conhece desde o ventre da nossa mãe (Salmo 139). Confie no Senhor de todo o coração, não se apóie no seu próprio entendimento (Provérbios 3:5). Confie no Senhor e faça o bem (Salmo 37:3).


Com base em tudo isso, eu agradeço a Deus pelas lutas, em todos os níveis!! Ele sabe muito bem quem sou, e do que eu preciso. E sabe também do meu potencial para ser muito mais, e é justamente isso que Ele quer para nós. Louvado seja o Senhor, pois até para tocar Jó, Satanás teve que ter a Tua Permissão, ó Grande Pai! Faça o melhor em mim, Senhor, e da maneira que o Senhor deseja! Amém!