Texto bíblico favorito

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Desanimando o Diabo

O inimigo público número 1 da humanidade é uma criatura especializada em deixar-nos abatidos, culpados, apostasiados, desanimados, desgostosos, amedrontados, destruídos. Acredito que todos os cristãos são unânimes em dizer que, na mesma proporção em que o diabo nos odeia, ele é odiado. Ele tem a habilidade de pegar um simples fato, e transformá-lo num desastre. E prestem atenção num detalhe: o alvo de Satanás, é sempre a liderança. 


O Diabo, também chamado de Satanás (quer dizer inimigo, adversário), foi um anjo da alta esfera celestial, o maestro do louvor e da adoração a Deus. Até que um dia ele deixou-se dominar pelo orgulho, pela inveja, pela anarquia; almejou o poder e o trono de Deus, pois eram as únicas coisas que ele não possuía. Era Lúcifer um anjo lindo, formoso, o aferidor de medidas, a obra máxima da Criação, cheio de sabedoria, e tinha comunicação direta com Deus. Mas para ele não foi o suficiente (Ez 28:12-15). Ele tentou derrubar o Senhor Deus, e foi expulso e derrotado, segundo está relatado em Isaías 14. As Escrituras afirmam que um terço das miríades celestiais ficaram a favor de Satanás, e caíram junto com ele. Assim foi formada a oposição contra o Único Senhor do Universo.


Satanás adora mentira, veio para roubar, matar e destruir (Jo 10:10). Ele tem prazer em impedir nosso crescimento, em desviar-nos do caminho para Deus, em acusar-nos usando nossos erros e nosso passado, ele é hipócrita - nos ilude com falsas promessas e depois revela sua crueldade -, ele oprime o máximo que puder a nossa vida, para que nos afastemos de Deus. Ele usa tudo o que é contra a Palavra de Deus, tudo o que transgride o caráter de Deus: a cobiça dos olhos, a cobiça da carne, e a soberba da vida. Ele tem levantado representantes de seu caráter usurpador e maldoso para manipular a humanidade contra Deus e a seu favor (vejam Jezabel, Absalão, os nicolaítas), ele é manipulador, é sutil, é paciente, é invejoso.


Precisamos de estratégias sólidas e consistentes para não deixar Satanás dominar nossa vida:


1- ADORAÇÃO A DEUS
Quer enlouquecer o diabo? Adore a Deus! Em Mt 4:10, ele estava ansioso para derrotar Jesus usando seu lado mentiroso e manipulador, oferecendo todos os reinos do mundo a Jesus. Porém Cristo mandou ele "se mandar", afirmando que está escrito que somente ao nosso Deus prestamos culto e adoração. Ora, porque, sendo Jesus o Filho de Deus, vocês não acham que tudo já pertencia a Deus? Logo, tudo era e é de Deus! Espertinho ele né? Não deixe o inimigo calar a sua voz; em vez disso, cale a boca dele. Adore, louve e exalte o Senhor com força, com temor, com alegria! Só o nosso maravilhoso e extraordinário Deus merece isso.


2- ORAÇÃO
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”. Filipenses 4:6
Nunca desista de orar, Deus não é surdo; ele responderá, espera no Senhor.



3- GANHAR ALMAS PARA DEUS
Recrutar um exército para Deus é uma afronta terrível para o diabo. Ainda mais se essa ordem veio de Jesus, como dito em  Mateus 28:19,20 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”. A oposição não quer que você cresça!


4- DÍZIMOS E OFERTAS
Favorecer a obra do Senhor deixa o diabo maluco da vida. Sabem por que?? Deus dá aos santos uma promessa gloriosa se ​​eles forem fiéis em suas doações: Malaquias 3:10-11 – “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos”. Se a gente dá a Deus, a gente tira do diabo. Satanás quer devorar tudo de nós, enquanto Deus nos dá tudo, desde o princípio.


5- A PALAVRA DE DEUS
Satanás não tem palavra nenhuma. Tudo o que ele sempre quis foi contestar e se rebelar. Ele é manipulador, enquanto Deus é o Grande Criador de todas as coisas.
“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”. Hebreus 4:12
Quando o diabo tentou Jesus no deserto, o Senhor respondeu: “Está escrito”.
Observe, Romanos 8:31 “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós”?
Amados, quando o diabo tentar desencorajá-lo por suas falhas do passado, você deve lembrá-lo de seu futuro próximo. Apocalipse 20:10 – “O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos”. Não desanimem, queridos!