Texto bíblico favorito

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ah meu Deus, por que eu sofro?


 “Se somos atribulados, é para consolação e salvação de vocês; se somos consolados, é para consolação de vocês, a qual lhes dá paciência para suportarem os mesmos sofrimentos que nós estamos padecendo.”  2 Coríntios 1:6

Sofrer, todo mundo sofre. Isso não é privilégio nem maldição exclusiva de ninguém.
Desde que Adão e Eva perderam sua comunhão com Deus, devido à desobediência, o sofrimento é algo largamente presente na vida do ser humano.
Ele é caracterizado por uma experiência ruim que traz emoções ruins.
Sabemos que tudo na vida tem dois lados opostos: viver e morrer, falar e calar, agir e não agir. (Ec 3:1)
O sofrimento funciona da mesma forma. Ele pode vir como conseqüência das suas atitudes, e também, ou também, das atitudes de outras pessoas.

Características das pessoas que sofrem longe de Deus (ímpios)
Fazem do próprio sofrimento, um verdadeiro show
Usam o sofrimento alheio para se autopromover
Acham que só elas sofrem
Não se importam com o sofrimento dos outros
Inventam e transferem culpas

O que Deus quer para nós, através do sofrimento?

1-      Manifestar o caráter santo de Deus
 (Salmo 107.17 “Tornaram-se tolos por causa dos seus caminhos rebeldes, e sofreram por causa das suas maldades. “)
 Esse texto afirma que os ímpios serão afligidos por causa dos seus pecados. As dores e as angústias sobrevêm aos incrédulos como conseqüência das suas transgressões. Há pessoas que vivem com o coração longe de Deus, se afundam nas suas iniqüidades e que, quando sofrem, perguntam-se: “Por que eu tenho sofrido tanto?” Deus, por causa de Sua própria santidade, além de abominar o pecado não pode ficar impassível diante de práticas pecaminosas. Assim, Ele age permitindo o sofrimento àqueles que vivem na prática do pecado.

2-      Promover a prática da justiça
(Rm 10:3 “Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.”)
Aprender a viver uma vida reta. Uma das maneiras de se levar uma pessoa ímpia a viver uma vida correta é aplicando-lhe uma penalidade. A manifestação da justiça de Deus tem um efeito saudável dentro da sociedade, pois as pessoas começam a andar em retidão temendo a justiça divina.

3-      Levar todos para o caminho correto
(Pv 3:1-2  “Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz. “)
A dor é o “megafone” que Deus usa para fazer o “surdo” ouvir o que Ele tem a dizer. Quando estamos enfrentando dores e sofrimentos, devemos pedir a Deus para nos mostrar o caminho correto a seguir, para ajudar-nos em nossa conduta, fazendo-nos voltar para o caminho da retidão. Além do mais, é necessário compreender que esse tipo de ação permissiva de Deus (dor e sofrimento) não é sinal de que Ele nos abandonou. Pelo contrário, é sinal de que Ele nos ama, desejando nos levar a andar no melhor caminho: o caminho da vida.

4-      Desenvolver uma capacidade de compaixão pelos outros
(Lucas 7:13 – “Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: "Não chore".”)
É Deus que nos capacita para confortar no sofrimento de outros, pois Ele mesmo o faz, como Jesus confortando a viúva de Cafarnaum. O sofrimento é uma excelente escola, onde aprendemos a consolar e confortar as pessoas da mesma maneira como Deus o faz. Nós, seres humanos, somos diferentes de Deus: enquanto Ele conhece todas as coisas sem nunca as ter experimentado, nós só conseguimos aprender a fazer algo através da experiência. Nunca aprenderemos a confortar pessoas a menos que passemos pelo sofrimento e recebamos o conforto divino. Se o próprio Jesus teve de aprender a obedecer pelas coisas que sofreu, tendo de experimentar o sofrimento e a tentação para poder socorrer os que são tentados, quanto mais nós temos de aprender na prática sobre a consolação divina para podermos consolar os que estão sofrendo. E o mais interessante: após consolá-la, Jesus ressuscitou o filho dela. O sofrimento dela durou o tempo necessário.

5-      Confirmar o valor da fé 
(1 Pd 1:6 “Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. “)
 O sofrimento é um meio que Deus usa para fazer o crente crescer na sua fé. Pedro diz que o sofrimento é comparado à ação do fogo – A ação do fogo é múltipla. Ele destrói, consome, aniquila; mas a Escritura cita o fogo aqui como um elemento purificador, um elemento que torna o objeto aprovado, aperfeiçoado, confirmado. O processo de confirmação de nossa vida em fé é comparado ao processo da depuração do ouro pelo fogo.

6-      Aperfeiçoar o nosso caráter
(Rm 5:3-5 “porque sabemos que a tribulação produz perseverança;
a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.
E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.”)
Paulo diz que a experiência produz esperança – O sofrimento do cristão o conduz à perseverança, à firmeza, à constância e à paciência porque eles são conectados à esperança. Há alguma coisa no final que os faz levantar os olhos e crer na mudança dos acontecimentos. Para o cristão, o sofrimento é o ponto em que o poder da esperança fica cada vez mais claro, ligando o nosso presente ao futuro de vitória, porque para o cristão “os sofrimentos do tempo presente na são para comparar com a glória a vir ser revelada em nós” (Rm 8.18).

Agora já sabemos por que sofremos...
Para Deus nos levar de volta ao caminho dele, que é o caminho da vida, endireitando seus caminhos tortos. Se Deus não lhe houvesse mostrado o seu amor disciplinador, onde você estaria ainda?
Para aprendermos a ter compaixão dos outros que sofrem.
Para confirmar o valor da nossa fé, por meios das tribulações pelas quais nós passamos.
Para aperfeiçoar o seu, o meu, o nosso caráter.
Quando você estiver sofrendo pelas mais variadas razões, lembre-se de que você não é um desafortunado, mas um amado de Deus. Os sofrimentos pelos quais você tem passado são maneiras belamente estranhas de Deus fazer bem à sua vida.
O sofrimento, na verdade, é mero instrumento para os propósitos de Deus.
O real e eterno sofrimento é viver longe de Deus!
Portanto, queridos... recebam as bençãos e as lutas... porque DEUS é DEUS!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Tudo muda para melhor, quando você muda


Nesta primeira tridécada da minha vida, creio já possuir subsídios para repassar aos amigos algumas informações preciosas.
Nada mais adianta nesse mundo...
Não adianta vc se revoltar contra o sistema... enquanto existirmos, ele também existirá.
Não adianta vc se revoltar contra os maus.. enquanto tivermos livre arbítrio, eles ainda existirão.
Não adianta vc se revoltar contra sua família... família não se escolhe, e nas horas difíceis, nem adianta, o suporte vem dela, não importa o que ela fez a vc, ou o que vc fez a ela.
Não adianta discutir com seu conjuge... duas criaturas diferentes, vivendo sob o mesmo teto, precisam de harmonia. Até porque a gente tem mania de relevar as coisas que ouvimos dos outros, mas dentro de casa, parece que a tolerância zero é a regra. Na verdade, eu precisava escrever isso e analisar, para eu mesma parar de agir assim. Discussão cansa, estressa, desgasta e não traz resultado bom pra ninguém.
Não adianta reclamar... tudo sempre tem 2 lados, ou até mais...
Não adianta revirar o passado ruim que, porventura, vc tenha vivido... quem sempre sofrerá mais, será vc mesmo... Vai por mim, isso é fato!
Não adianta xingar... isso nunca resolveu problemas meus... será que resolveria os seus?

Concluo, portanto... nada mais adianta nesse mundo, EXCETO ORAR... e muito...
Ore por sua família, seu trabalho.
Ore por seu conjuge.
Ore por seus inimigos. (difíííííííciiiiiL!!!!)
Ore por quem te ofendeu.
Ore sempre... sem cessar... 
Mas, principalmente... ORE POR VC, ore para Deus operar verdadeira mudança em sua vida, em seu ser... não adianta querermos mudar o mundo ou as pessoas. Tudo começa por nós mesmos, principalmente, a mudança.
Tudo muda para melhor, quando você muda.
Não há limites para o poder de DEUS agir. Os impossíveis para os homens, são possíveis para DEUS.

Incentivo para você!


Quando o sonho se desfaz, Deus reconstrói. Quando se acabam as forças,Deus renova. Quando é inevitável conter as lágrimas, Deus dá alegria. 
Quando não há mais amor, Deus faz nascer. Quando a maldição é certa, Deus transforma em benção. 
Quando parece ser o final, Deus dá novo começo. Quando a aflição quer persistir, Deus nos envolve em paz. 
Quando a doença assola,Deus é quem cura. Quando o impossível se levanta, Deus o torna possível. 
Quando faltam as palavras, Deus sabe o que queremos dizer. Quando tudo parece se fechar,Deus abre uma porta.
Quando você diz: não vou conseguir, Deus diz: Não temas, pois estou contigo. Quando o coração é machucado por alguém, Deus é quem derrama o bálsamo curador. 
Quando não há possibilidade, Deus faz milagre.Quando só há morte, Deus nos faz persistir. Quando a noite parece não ter fim, Deus faz nascer o amanhecer. 
Quando caímos num profundo abismo, Deus estende sua mão e nos tira de lá. Quando tudo é dor, Deus a dá o refrigério. Quando o calor da provação é grande,Deus dá a sombra de sua presença. 
Quando o inverno parece infinito, Deus traz o verão. Quando não existe mais fé, Deus diz: Acredita! 
Quando estamos a um passo do inferno, Deus dá a direção do céu. Quando não temos nada,Deus nos dá tudo. Quando alguém diz não somos nada, Deus nos diz que somos mais do que vencedores. Quando se torna difícil caminhar, Deus nos carrega no colo. 

Resumo dos temperamentos


Temperamento Fleumático
O fleumático, geralmente é calmo, frio, equilibrado e por isso a vida para ele é feliz e descompromissada; raramente explode em risos ou em raiva, conseguem fazer os outros rirem, mas ele mesmo não solta um sorriso sequer; sempre diz: “alguém devia fazer alguma coisa”, mas ele não faz. Porém é habilidoso para promover paz e conciliação.
E é claro que traz suas forças e fraquezas:
Forças: É calmo, tranqüilo, cumpridor dos deveres, líder, imperturbável, para ele é fácil ouvir os outros em seus problemas, o que é difícil para o sangüíneo e colérico, trabalha bem sob pressão, por isso cumpre suas obrigações e gosta de cumprir horários.
Fraquezas:  É um tipo de pessoa calculista, desmotivada. É muito pretensiosa, desconfiada, e isto a afasta dos outros. É pessoa indecisa nas suas decisões e temerosa.  Esse tipo de pessoa é muito castigada pelo seu egoísmo.
Problemas causados: Através das suas piadas não se esforça para realizar suas tarefas em ritmo satisfatório.
Na Bíblia temos Abraão como fleumático: Todas as qualidades do fleumático estavam presentes na vida do fiel Abraão. Ele era pacífico, prático e bem humorado, Gn.13:8-9; leal, calmo e eficiente, Gn.14:14-16; cumpridor de seus deveres, Gn.14:20; conservador em seus princípios, Gn.14:22-24. Deus o provou em todas as suas promessas, mas ele permaneceu firme na fé. Dele disse Deus: “Eu o tenho conhecido”, Gn.18:19. Todavia, ele apresentava também os  defeitos desse tipo de temperamento. Com o crescimento da sua vida espiritual e submissão a Deus, assumiu suas posições e foi liberto da incredulidade, Hb.11:8-9; do medo, Hb.11 :17 e fortalecido na fé, Gn.22:8. Apesar de seu temperamento, o seu direcionamento à Deus, o fez um dos maiores homens que já viveu.
Profissionalmente: Podem ser  bons diplomatas, administradores, professores e técnicos.
Dicas para servir a Deus: Se você é fleumático, use seu amor, sua maneira carinhosa de ser, para mostrar ao mundo que vive no ódio e no desamor, o amor Daquele que deu o Seu único Filho por nós e que nos amou primeiro.

Temperamento sanguíneo
Quando se fala do temperamento sanguíneo, se fala de “sangue quente”, de vivacidade. É um temperamento eufórico, vigoroso, que vive o presente, esquece facilmente o passado e não pensa muito no futuro. Traz em si otimismo e por isso crê, mesmo em meio às adversidades.
Porém, como todos os temperamentos, traz suas forças e fraquezas.
Forças: Sempre tem amigos, é divertido e contagia os outros, compreensivo e por isso bom companheiro, simpático, destacado e entusiasta e por isso líder…
Fraquezas: É agitado e turbulento, desorganizado, pulsilânime (fraco de ânimo), adora agradar, começa as coisas e não termina, é egoísta e cada vez mais tende a falar muito de si mesmo e de suas qualidades e feitos, tende a desculpar-se sempre de suas fraquezas…
Na Bíblia encontramos um grande sanguíneo, o apóstolo Pedro; ele exibia calor, intensivamente em suas emoções e ação dinâmica. Ninguém foi tão falante, tão vibrante e tão decisivo como Pedro. Amava ao Senhor intensamente e era o seu companheiro de todas a horas; por outro lado, era tão pulsilânime (fraco de ânimo), que questionado naquela terrível madrugada da sexta-feira Santa, negou diante de uma empregada o seu Senhor,  pelo qual jurara tanto amor. Porém, como todo sanguíneo, teve a coragem de voltar atrás, não olhar para o passado e chefiar a Igreja de Jesus.
Profissionalmente, sanguíneos são bons professores, oradores, vendedores, comerciantes, marqueteiros…
Dicas para servir a Deus: Se você é  sangüíneo, use sua habilidade de comunicação para pregar, para  falar do reino de Deus.

Temperamento Colérico
É um temperamento ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se auto-suficiente e muito independente. Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz freqüentemente obter sucesso. Não é dado as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória. Muitos líderes mundiais e grandes generais foram coléricos.
Forças: É otimista, enérgico, prático, líder, audacioso, autodisciplinado e autodeterminado, não tem medo de situações difíceis nem de grandes desafios, estes o estimulam ainda mais, é alguém de objetivos e por isso a dificuldade não o esmorece…
Fraquezas: Ira, impetuosidade, autosuficiência, é vingativo e amargo, por isso tem tendência ter úlcera antes dos 40 anos, muitas vezes falará coisas cruéis, sarcásticas e mordazes (ofensas grosseiras e refinadas), embora seja de fato capaz, sua arrogância tende causar antipatia nos outros temperamentos…
Problemas causados: Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.
Na bíblia, temos um grande colérico, Paulo: A principal qualidade do colérico é a força de vontade, que faz dele uma pessoal enérgica, eficiente, resoluta, e um líder cheio de audácia e otimismo. Paulo foi um portador desse temperamento notável, o livro de Atos e suas cartas no-lo revelam. Apesar deste caráter ativo, prático, dinâmico e corajoso, Paulo antes de conhecer a Jesus e receber o Espírito Santo, demonstrou-se um homem cruel, zangado, hostil e amargurado.
Sansão também era um colérico. Movido por vingança, emoções fortes, impulsividade, amargura, cólera. Não tinha domínio próprio. (Jz 14)
Profissionalmente: São sempre bons gerentes, planejadores, produtores ou ditadores.
Dicas para servir a Deus: Se você é colérico use toda sua audácia, coragem e eficiência, como Paulo, para falar em qualquer tempo e em qualquer lugar, sobre o Jesus crucificado, mas ressurrecto.

Temperamento Melancólico
É um temperamento analítico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Isto o faz admirar as belas artes. É introvertido por natureza. Mas as vezes é levado por seu ânimo a ser extrovertido. Outras vezes enclausura-se como caramujo, chegando a ser hostil. É amigo fiel, mas não faz amigo facilmente, por ser desconfiado. Tem habilidade de analisar os perigos que o envolve. Força-se a sofrer e sempre escolhe uma vocação difícil, que envolva grande sacrifício pessoal. Muitos dos grandes gênios do mundo, artistas, músicos, inventores, filósofos, educadores e teóricos, eram melancólicos. Podemos ver estas características em personagens bíblicos de projeção como, Moisés, Elias, Salomão, o apóstolo João e muitos outros.
Vejamos suas forças e fraquezas:
Forças: Habilidoso, delicado, leal, idealista e minuncioso…
Fraquezas: Egoísta, amuado, pessimista, confuso, antisocial e vingativo…
Problemas causados: Espera muito das pessoas, em troca do que faz. Intromete-se onde não deve, gasta tempo com o que não deve, atrapalhando seu serviço, tem aversão as pessoas que tem ponto de vista diferente, entra em atrito com as pessoas que se opõe ao seu caminhar.
Na Bíblia vemos como melancólico Moisés: Muitos personagens da Bíblia demonstraram possuí-lo, mas o mais destacado foi Moisés; ele era talentoso At.7:22; abnegado, Hb.11:23-27; perfeccionista (Deus usou essa qualidade para lhe dar os detalhes da Lei, da justiça divina e do Tabernáculo); leal (os livros da Lei, revelam isso) e extremamente dedicado, Ex.32:31-32. Mas sofria de um complexo de inferioridade que trazia à tona todas as fraquezas do melancólico, Ex. 3:11-13; Ex. 4:1,3,10,13. Muitas vezes se deixava dominar pela ira, Nm.20:9-12 e pela depressão, Nm.11:11-15.
Profissionalmente: Podem ser artistas, músicos, inventores, filósofos e educadores.
Dicas para servir a Deus: Se você é melancólico, use toda sua sensibilidade, habilidade e dedicação ao Reino de Deus e evangelize pelas artes.