Texto bíblico favorito

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O silêncio de Deus: grande lição.

Rosa da coleção de mamãe. Ela não fala, e por isso é algo que exemplifica como age o silêncio de Deus.
Todos os dias são novos desafios, novos problemas. Começamos a nos engajar na busca de soluções para tudo isso, e alívio do cansaço, do desânimo... especialmente se tudo dá errado!
Fatos extremamente comuns entre os seres humanos: reclamar e ver o lado negativo da questão em primeiro lugar. Essa era minha marca registrada! Claro, que não vamos ser robôs, criaturas desprovidas de sentimentos, afinal somos carne, e somos imperfeitos, isso é fato. Ainda reclamo, lógico, ainda vejo o lado negativo das coisas. Mas não deixo mais essas atitudes me dominarem, pois o apóstolo Paulo nos deu essa maravilhosa mensagem em Romanos 6:14 "Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.". Quem domina agora é Deus.

A grande pergunta: quando é que Deus se cala? E tenho uma afirmação: tem pessoas que reclamam tanto, fazem tanta bobagem, perdem tempo com futilidade, besteiras, com as obras da carne, com a soberba da vida, que nem sequer conseguem parar para ouvir o silêncio de Deus. Uéé?! O silêncio é audível?? CLARO!! Já falei no post anterior, ele é ensurdecedor!!! O silêncio não fala nos seus ouvidos... ele fala na sua alma... por isso é que soa como um grito... um grito que corrói, que machuca, que nos faz sentir uma sementinha de mostarda no meio de um canavial.

Deus se cala quando nós pecamos... quando não O adoramos e louvamos... quando só sabemos reclamar, quando só sabemos dar prioridade à carne e ao dinheiro, quando somos orgulhosos e soberbos, quando não ajudamos quem necessita, quando não confessamos e não nos arrependemos de nossos pecados, quando ficamos cobrando coisas DELE... Não tem essas coisinhas bobas que você faz no dia a dia e tenta encobrir com paninho quente? Que você finge que não sabe que é errado perante Deus? Aí vem um sábio que diz: "ah mas Deus perdoa tudo!" Tá certo! Parabéns! Agora, me fala você: já perdoou alguém hoje? Tem pessoas do seu passado, da sua infância, que você sabe que precisa pedir perdão e nunca pediu? Nem sequer perdoa, e quer ser perdoado?? Eu me lasquei nessa parte aí tá bom??? Sofri demais até quebrantar isso em mim...

Claro que Deus perdoa, e Jesus também carrega essa autoridade, conforme foi dito na primeira carta de João 4:10 "Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados." Porém... eis a parte que muita gente não gosta de ler, de saber, e muito menos de praticar: na mesma primeira carta de João, capítulo 1:9 "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça."

Se não confessarmos, não tem como Deus agir, pois a confissão te libera da ação de Satanás. Ele adora isso, usar as coisinhas escondidas como motivo para te perturbar. Aí ele vai até Deus e diz, "aí, tá vendo? seu filho querido está cheio de pecado e não confessou! E agora Deus, como vai conseguir agir?" Olha só, a gente fazendo Deus "pagar mico", ou seja, literalmente ser envergonhado pelo diabo.

Quando a gente toma a atitude de se arrepender e pedir perdão... uia!!! O Inferno inteiro sofre um terremoto, o encardido leva uma rasteira e cai atordoado, e fica sem entender. Então vem, como diz o amado Pastor Marcus Gregório, um demônio fofoqueiro que avisa, "Lúcifer, aquela pessoa, acabou de confessar, se arrepender e pedir perdão de tudo aquilo que fazia a gente entrar na vida dele! E agora?" Agora perdeu!

Na minha nova vida de cristã, entendi que o diabo trabalha com estratégias e legalidade. Decidi que precisava agir contra isso, adotando as estratégias de confessar, me arrepender, pedir perdão, orar, louvar e adorar a Deus, viver feliz com positividade, buscando o melhor para todos, e viver as leis de Deus... e melhor ainda, tudo isso com AMOR, sem esperar nadinha em troca. Quanto à legalidade, basta estudarmos as brechas mais usadas por Satanás, e as que por ventura abrimos sem perceber, e fechá-las tão rápido quanto possível.

Entendo também que o silêncio de Deus pode agir na pessoa mais próxima DELE: cheia de fé inquestionável e inquebrantável. Se a pessoa está confiando plenamente no Senhor, o que mais Deus haveria de falar? Se a pessoa sabe da promessa que Deus tem para ela, por que ficar falando? Até mesmo, este silêncio pode ser usado por Deus para nos mostrar que TUDO ELE SABE, TUDO ELE VÊ, E TUDO ELE FAZ. Entendo que Ele nos abençoa até mesmo sem olhar para nós, pois o Seu Espírito é todo poderoso.

Deus fala com as pessoas que se aproximam dele... O querido Pastor Silas Malafaia diz que comunicação é algo primordial. Precisamos conhecer melhor a Deus, conversar com Ele, ter comunhão! Daniel foi um grande exemplo disso, e de muitas outras atitudes verdadeiramente cristãs. Daniel orava, dava graças, louvava a Deus, confiava NELE plenamente, pois ele conhecia o seu Deus! Pois ele estabeleceu comunicação!

Pensem nisso... o silêncio fala mais alto, quando a comunicação se cala.


O tempo de Deus não é igual ao meu, nem ao seu...

Será que alguém vai concordar de imediato com esse título?
Confesso que, antes de conhecer Jesus, eu achava isso a coisa mais absurda do mundo. Eu achava que Deus tinha que atender às minhas necessidades ao estilo "miojo" - instantâneo. Afinal, a Bíblia fala que Ele é Deus de providência, de promessa, Jesus nos ensinou como orar a Deus, uma oração curta e sucinta... logo, eu, na minha ignorância teológica, pensava "tem que vir agora, tem que ser agora!"
Quando eu estava "fresca" na fé, digamos com 2 meses de conversão, só a misericórdia! A cobrança minha para Deus aumentou em proporções cataclísmicas!! Eu pensava, "mas não pode, é como isso? Tantas pessoas na Bíblia que conseguiram o que queriam, tanta história de sucesso, de vitória! E eu aqui, na míngua, comendo resto de lixo?? Que Deus é esse que aceitei??"

Perdão, meu Pai Amado!!!!
Eu não conhecia a Tua Palavra na sua verdadeira profundidade e essência!!!
Nessa hora o Senhor calou-se. E o silêncio de Deus é ensurdecedor! (falarei melhor sobre isso em outro post)
E vinham as provas, só me dando pernada, e pow, pow! Só problemas, conflitos, desentendimentos com todas as situações, todas as pessoas! Só luta, muita luta, e luta espiritual!! Essa luta é a mais exaustiva, pois Satanás é insistente e ardiloso, enquanto temos brechas, ele não hesita em mandar suas hostes para nos sacudir e nos lesar por completo! E então, veio a pior parte! Você já deve ter ouvido isso! "Que Deus é esse que te deixa assim, descontrolada? Que crente é você?"

Epa!! Pára tudo!! E parei... fui fazer o que eu devia ter feito todos os dias e não fazia, fazer o que eu devia ter feito nas situações ótimas e desastrosas, mas não fiz... ORAR!!! Orei, orei!!! Orei mais ainda!! E orei mais um pouquinho, um poucão!!! Joelho, cotovelo e cabeça no chão, lágrimas como rios turbulentos passando embaixo de uma ponte!!! E sabe o que eu consegui?? NADA... isso mesmo!!! O silêncio de Deus permaneceu...

Mas o Espírito Santo me deu uma Palavra:
Provérbios 3:5 - "Confie no Senhor de todo o coração, e não se apoie no teu próprio entendimento."
Pronto... isso mesmo! Entendia tudo errado, até aquele momento. Não compreendia a Verdade! Eu estava revivendo o mesmo pecado de Lúcifer... querendo agir como Deus, querendo ser Deus, julgando as pessoas e as situações conforme o meu entendimento. Lá fui eu... perdão, meu Deus!!!! Confessei tudo, me arrependi de tudo!! E perdão, perdão, me perdoa!!! Não confiei NAQUELE que me criou, me perdoa! Estava agindo conforme meu entendimento e minhas vontades, me perdoa!!!

Comecei a estudar... foi aqui que senti a necessidade de estudar Teologia. Para melhorar meu entendimento e me aproximar mais de Deus e Tua Palavra. Quanto mais eu estudava, mais eu entendia que "em Deus vivemos, nos movemos e existimos." (Atos 17:28). Deus nos renova, nos recria, Ele é energia recriadora! Estava eu, naquele momento, cumprindo a palavra de 2 Coríntios 5:17 que diz "se alguém está em Cristo, é uma nova criatura; as coisas velhas passaram, eis que tudo se fez novo." Digo cumprindo a palavra, pois eu precisava cumprir a prática da Palavra!! Mas isso fica para outro novo post... #tanto assunto!

Depois de uns bons 10 dias... Deus veio falar comigo novamente... claro e óbvio, pois eu havia me aproximado mais DELE! E então ouvi... "meu tempo, minha filha, não é igual ao seu... aprenda isso, para que você absorva minhas Palavras e as do meu Amado Filho Jesus... pois agora te chamo para trabalhar Comigo! Você precisa ser forte e corajosa para Me seguir, pois estarei contigo onde quer que você ande." Esta última frase, fui pesquisar por inspiração do Espírito Santo, e achei nas Escrituras! Josué 1:9

Pronto... Deus me chamou... e eu crua, sem entendimento nenhum! Mas é Deus quem chama e quem capacita os escolhidos... E cá estou, propagando meus testemunhos de fé e aprendizado perante Deus, e estudando...

E mais importante do que estudar... É PRATICAR!!
Desde que o poder de Deus me mantém, seguramente ele ainda me conduz!