Texto bíblico favorito

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Temperamento melancólico: é o meu predominante


[Fonte: Wikipédia]
A representação do Temperamento Melancólico é dada pela figura de Moisés. As passagens bíblicas demonstram suas atividades e seu estilo, indicando características deste temperamento, tais como: ser uma pessoa talentosa, abnegada e bastante perfeccionista. No entanto, ele sofria de um complexo de inferioridade que trazia à tona todas as fraquezas do melancólico. Muitas vezes, deixava-se dominar pela ira.
É representado pela sensibilidade artística, pela lealdade e pelo perfeccionismo. É um amigo leal e bastante analítico. As fraquezas que este temperamento possui, podem, de outro lado, neutralizar os pontos fortes. A tendência é que seja genioso, crítico, negativista, pessimista e até egocêntrico. Um melancólico tem a tendência natural de sacrificar-se por aquilo em que acredita. No entanto, esta característica pode conduzi-lo ao orgulho. 
O complexo de inferioridade é outra característica típica do melancólico: ele tem a tendência de não se considerar capacitado para as tarefas que lhe são designadas. Ao representar este temperamento com a figura de Moisés em várias passagens do livro do Êxodo, fica marcada a característica de inferioridade: "não tenho nenhum talento, não conheço teologia, ninguém acreditará em mim, não posso falar em público, não quero ir".
É importante ressaltar, e fácil perceber que o melancólico possui constante alteração de humor. Outra característica é o desejo de sacrificar-se para elevar a autoestima, porém, através do autorrebaixamento. Por seus parâmetros e qualidade perfeccionista,o melancólico tem dificuldade em delegar funções. De outro lado, seus trabalhos são entregues com alto padrão de qualidade, boa forma, cuidado estético, precisão em alto nível. Ao mesmo tempo, sempre pedirá prorrogação dos seus prazos para conseguir entregar algo melhor, algo que necessitará ser revisado. 
Críticas impressionam este temperamento e podem fazer, muitas vezes, com que ele não conclua sua tarefa e fique preso àquele momento.
Destaca-se a tendência à depressão, advinda da autopiedade, mesmo sendo bondosas exteriormente, sofrem por muito tempo e isto mantido gera um complexo de perseguição ou ainda completa apatia presente nesta pessoa. 
Possui tendência a grande inteligência e capacidade para estudar. Embora não sejam falantes por natureza, quando se manifestam, não dizem coisas inexpressivas.
Na história, os grandes compositores, artistas, filósofos, teóricos, inventores tinham este temperamento.
Sua excepcional habilidade analítica o capacita a diagnosticar apuradamente os obstáculos e perigos de qualquer projeto de cujo planejamento participe.
Não costuma fazer ou ter um grande número de amigos, mas revela grande fidelidade àqueles que conquista ou ainda fidelidade e lealdade às causas e questões que abraça. 
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Pode assumir posições de pequena ou grande responsabilidade e atuar na área financeira.
Competências Positivas: 
  • Capacidade analítica: pode observar um projeto em todos seus aspectos para a melhor tomada de decisão, dentre outros aspectos; 
  • Sensibilidade: percepção artística e estética do ambiente e das situações; pode contribuir para diversos tipos de atividades profissionais; 
  • Detalhismo: capacidade de percepção de informações essenciais e observação de detalhes;
Perfeccionismo: atenção à qualidade e cuidado com a valorização de um bom trabalho.
Pontos a Melhorar: 
  • Egoísta: voltado para si, pode esquecer o grupo; 
  • Humor: cuidar para que seu humor não seja percebido pelo grupo como negativo, pois, muitas vezes, é apenas mais reservado do que os demais; 
  • Visão Holística: pode ater-se aos detalhes e perder-se da ideia global e visão do todo.
  • Sociabilidade: voltado para relacionamentos individuais ou para pequenos grupos, necessita ampliar sua rede de relacionamentos. 
  • Criticidade: seu excesso de zelo por um trabalho pode tornar-se algo excessivamente crítico e até mesmo negativo, pois torna a entrega de suas atividades morosa, atrasada ou mesmo não realizada.
Resumo:
Seu ponto forte é a sua sensibilidade e a sua tendência para a arte, a ciência, a filosofia. O pecado dominante do melancólico é o centrar-se em si. O remédio é o sair de si, engajar-se no servir aos outros e com os outros. A alegria como virtude é o óleo para o motor do melancólico. O equilíbrio dinâmico dele se consegue pelo contínuo sair de si. Se por um lado ele tem dificuldades de entregar-se a atividade apostólica, por outro, tem acentuada tendência para a vida contemplativa e mística. Para a vida de oração é o temperamento mais favorecido.
FORÇASFRAQUEZAS
É o mais rico dos temperamentos, pois é um tipo analítico, abnegado, bem dotado; Amigo muito fiel;
Esteta - desfruta grande prazer com as belas artes;
Sua excepcional habilidade analítica o capacita a diagnosticar apuradamente os obstáculos e perigos de qualquer projeto de cujo planejamento participe;
Habilidoso; minucioso; idealista; dedicado;
Sensível e leal.
Egocêntrico – é inclinado a autoanálise complacente, àquela benévola auto-contemplação que paralisa a energia e a vontade;
Hipocondríaco, desconfiado;
Pessimista, teórico; Confuso Crítico e inflexível; Perfeccionista; Caprichoso; Deprimido e sombrio; Tendência a retroceder ao passado – fuga da realidade; vingativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário