Texto bíblico favorito

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Humilhação e humildade

Pronto... agora vai dar o que falar...
Já vai ter gente sem entender o assunto e o tópico, ou no mínimo, se confundindo. Preciso, antes de qualquer coisa, definir cada palavra.


Segundo a Wikipédia, humildade "vem do latim humus, o mesmo que "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. 
E humilhação é literalmente o ato de ser tornado humilde, ou diminuído de posição ou prestígio. Todavia, o termo tem muito mais em comum com a vergonha.


Uma das bromélias da minha mãe... direto da casa de praia em Santa Clara.


Agora vamos esmiuçar... humildade é uma qualidade. Jesus a possuía! Veja em Mateus 11:29 "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas." Uma qualidade do Filho de Deus não é qualquer qualidade, não é mesmo? E através dessa qualidade, ele disse para entregarmos nossos problemas a ele, pois nossas almas descansariam. Algum mortal já ofereceu isso para você? "Me entrega seus problemas, todos eles, prá você ficar em paz, deixa que eu resolvo tudo." Pela própria natureza humana, nem nossos pais seriam capazes de fazer isso em sua totalidade por nós. Mas atentem para a proposta do Cristo! E vou te explicar, com base na Palavra, porque devemos aceitar a proposta maravilhosa de Jesus! Isaías 66:2 "A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra." O humilde chega a DEUS!!! Através de Jesus, alcançamos nosso Pai Amado!!! Quer estar pertinho de Deus, ali, coladinho com Ele? Seja humilde... Ainda em Isaías 57:15 fala assim "Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos."
Salmo 138:6 "Ainda que o Senhor é excelso, contudo atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe." Deus te sonda e te conhece como ninguém, meu querido, minha querida! O Onisciente, Onipresente, Onipotente Senhor dos Exércitos, grandemente exaltado e louvado por nós, sabe quem é cada um dos seus filhos. Não se esconda mais...
Provérbios 16:19 e também 29:23 dizem, a seguir: " Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos." e ainda " A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra." Não adianta ficar "se achando o rei da cocada preta", pois pro soberbo a coisa fica feia... 


Um grande exemplo disso foi o rei babilônico Nabucodonosor. O capítulo 4 do livro de Daniel narra claramente o sonho que Nabucodonosor teve. Ele viu uma grande e frondosa árvore sendo cortada, perdendo toda sua pompa, seus frutos, ficando jogada ao sereno e se alimentando como os animais do campo. O aviso foi: entenda que sou Deus, o Único, seja humilde para entender isso. Mas Nabucodonosor adorava a outros deuses, mandou construir uma estátua imensa (Daniel capítulo 3) e quem não adorasse a estátua quando soassem os instrumentos do reino, seria atirado na fornalha ardente. Os companheiros de Daniel: Misael (Mesaque), Hananias (Sadraque) e Azarias (Abednego) não se prostraram aos deuses pagãos, mantiveram-se FIEL e HUMILDES a Deus, e foram salvos da fornalha escaldante, ficaram nela sem nada sofrer, para espanto de todos e do próprio Nabucodonosor, que não entendeu as cutucadas que Deus já estava dando nele...
Resultado... está escrito em Daniel 4:29-34 o que aconteceu. Aquela árvore era o próprio Nabucodonosor. Lá diz que após um ano decorrido do sonho, o rei da Babilônia passeava, alegremente, esbanjando toda sua soberba, louvando a si mesmo por ter construído um reino tão bom e tão forte. Veio um brado do Céu, e o Reino todo foi tirado dele... ele enlouqueceu... perdeu todo o seu entendimento, como ele próprio confessa. E quando ele voltou a si, louvou, adorou, exaltou e glorificou ao Deus de Israel, "porque todas as suas obras são retas, e os seus caminhos justos, e ele pode humilhar aos que andam na soberba." (Dn 4:37) Deus é misericórdia, é amor, é restauração!! Pois segundo Nabucodonosor, após esse grande ato de HUMILDADE, "para a glória do meu reino voltou a mim a minha majestade e o meu resplendor. Buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes; e fui restabelecido no meu reino, e foi-me acrescentada excelente grandeza." (Dn 4:36)


Agora, fala sério... quem vai querer debater sobre humilhação, vergonha? Humilhação é você se entregar aos ardis do diabo, viver sendo dominado pelo medo, pelo rancor, pelo pecado, pelas armadilhas da mente e da carne; é negar que o Único Salvador Nosso é Jesus, um dos grandes Intercessores por nós para Deus, é negar que existe um Deus que tudo sabe, tudo vê, tudo espera, tudo crê, tudo suporta e tudo faz!


Se quiser ler mais sobre humildade, leia o livro de Jó. Mas leia tudo, não fica só no básico que você já sabe. Lá você vai entender o que falei no último tópico: o diabo só toca aonde Deus permite, e Satanás nunca vai querer que você saiba disso, pois ele não é humilde para reconhecer que até ele, um anjo caído, mas que já foi anjo das esferas divinas, está sob comando de Deus!! Deus sabe tudo e age até mesmo quando o "diacho" pensa que está abafando. Afinal, os caminhos de Deus são puro mistério. Precisamos ser humildes e ouvir o que Jesus disse a Jairo em Mc 5:36... "não temas, crê somente".


E para fechar... falando em Jó... olha aqui... "quando te abaterem, dirás: haja exaltação! E Deus salvará ao humilde." Jó 22:29


A paz para todos!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário