Texto bíblico favorito

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Entendendo o holocausto... cadê o seu e o meu??

Versículo chave: 1 Sm 7:9 "Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e o ofereceu inteiro em holocausto ao Senhor; e Samuel clamou ao Senhor por Israel, e o Senhor o atendeu."


De acordo com a Wikipédia, a palavra Holocausto (em grego antigo: ὁλόκαυστον, ὁλον [todo] + καυστον [queimado]) tem origens remotas em sacrifícios e rituais religiosos da Antiguidade, em que plantas e animais (e até mesmo seres humanos) eram oferecidos às divindades, sendo completamente queimados durante o ritual. A partir desse uso, holocausto quer dizer cremação dos corpos (não necessariamente animais). Esse tipo de imolação corpórea post mortem também foi usado por tribos judaicas, como também é mencionado em Êxodo, capítulo 40, versículo 6: E porás o altar do holocausto diante da porta do tabernáculo da tenda da revelação. A palavra HOLOCAUSTO é vista em 190 versículos do Antigo Testamento (Almeida Revisada).
A partir do século XIX a palavra holocausto passou a designar grandes catástrofes e massacres, até que após a Segunda Guerra Mundial o termo Holocausto (com inicial maiúscula) foi utilizado especificamente para se referir ao extermínio de milhões de pessoas que faziam parte de grupos politicamente indesejados pelo então regime nazista fundado por Adolf Hitler. Todos esses grupos pereceram lado a lado nos campos de concentração e de extermínio, de acordo com textos, fotografias e testemunhos de sobreviventes, além de uma extensa documentação deixada pelos próprios nazistas com o saldo de registros estatísticos de vários países sob ocupação. Hoje, já se sabe aproximadamente o número de mortes. Morreram 17 milhões de soviéticos (sendo 9,5 milhões de civis); 6 milhões de judeus; 5,5 milhões de alemães (3 milhões de civis); 4 milhões de poloneses (3 milhões de civis); 2 milhões de chineses; 1,6 milhão de iugoslavos; 1,5 milhão de japoneses; 535 000 franceses (330 000 civis); 450 000 italianos (150 000 civis); 396 000 ingleses e 292 000 soldados norte-americanos. Atualmente, o termo Holocausto é novamente utilizado para descrever as grandes tragédias, sejam elas ocorridas antes ou depois da Segunda Guerra Mundial. Muitas vezes a palavra holocausto tem sido usada para designar qualquer extermínio de vidas humanas executado de forma deliberada e maciça.


Bom, depois de uma explicação histórica, digo a vocês a minha opinião e meu entendimento sobre holocausto. Eu creio que holocausto seja sacrifício mesmo. Mas não no sentido literal citado tantas vezes no Antigo Testamento... Estudei que, no Novo Testamento, não há única menção sequer da palavra "holocausto", pelo menos na minha versão da Bíblia Sagrada. Eles mencionam "sacrifício" em 15 versículos, fazendo menção ao sacrifício de animais propriamente dito.


Contudo, o maior de todos os sacrifícios, foi o sangue de Jesus derramado. O sacrifício da salvação. A expiação dos nossos pecados por um sangue isento de pecado. Jesus tomou nossas dores e transgressões por puro amor, amor ágape... "Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós." (Rm 5:8)


Agora a cabeça ferveu de idéias, e palavras; Deus hoje me incomodou legal pra falar sobre isso! Rodeei e rodeei, pra poder explicar aonde ELE quer chegar... Você acha que, prá tudo de errado que você faz, ou eu faço, Jesus vai lá e corta os pulsos, derramando Teu precioso sangue e falando "Eis aqui meu sangue pra lavar os pecados de fulano e beltrana"?? Não é assim não, gente!! Ele já foi oferecido em sacrifício uma vez, o golpe mortal em Satanás já foi desferido... o inimigo está atordoado há milênios, buscando estratégias e legalidades para nos desviar da salvação que o sangue de Cristo nos deu... Deus já fez a parte DELE...


E cadê a nossa parte na história?? Cadê nosso sacrifício?? O maior sacrifício para nós, é abandonarmos a nossa essência humana de pecar, herdada de Adão... Tem alguém aí disposto a largar as drogas? O adultério? O roubo? O assassinato? Tem alguém disposto a tratar bem os seus inimigos? Disposto a perdoar? A confessar seus pecados? A buscar uma vida com Jesus? A aceitar Jesus e resistir às tentações do diabo?? Alguém aí que queira abandonar o egoísmo???


Duro né irmãos... A gente aprende que, por mais que sejamos ajudados, precisamos também nos ajudar. Mas quando tomamos ciência de que nos ajudar é nos sacrificar, aí tem gente que, ou pára no caminho, ou retrocede... Poucos são os que seguem... "Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos." (Mt 22:14). Quando tudo parecer, ou até mesmo for impossível... saiba que para Deus não existe impossível! Não perca a sua fé NUNCA, até porque Deus não perdeu a fé em nós. Imagine se ele um dia acordasse "virado nos 600", desistindo completamente da humanidade? O que seria de nós, né?


Reflitam, irmãos... Deus não desistiu de nós...



Nenhum comentário:

Postar um comentário